terça-feira, 23 de junho de 2009

Tecnologia + conteúdos= oportunidades de ensino




TECNOLOGIA + CONTEÚDOS = OPORTUNIDADES DE ENSINO


A revista Nova Escola, trouxe uma matéria muito enteressante sobre o uso das tecnologias em sala de aula.



A autora da matéria "Amanda Polato" diz que, cada vez mais parece impossivél imaginar a vida sem a tecnologia. Entre os professores, a disseminação de computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-mails, mensagens instantâneas, banda larga e uma infinidade de engenhocasda modernidade provoca reações variadas.



A relação entre tecnologia e a escola ainda é bastante confusa e conflituosa.



Quando usar tecnologia em sala de aula?



Só vale levar a tecnologia para a classe se ela estiver a serviço dos conteúdos.



Da soma entre tecnologia e conteúdos nascem oportunidades de ensino.



Mas é preciso avaliar se as oportunidades são significativas.



A tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo de hoje, afirma Marcia Padilha Lotito, coordenadora da área de inovação educativa da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a educação, a ciência e a cultura.



Em outros casos, porém, ela é dispensável. Não faz sentido, por exemplo, ver o crescimento de uma semente numa animação se podemos ter a experiência real.



Existem recomendações gerais para utilizar os recursos em sala.



O inicio



Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investindo o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas.



O currículo



No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas.



O fundamental



Familiarize-se com o básico do computador e da internet. Conhecer processadores de texto, correio eletrônico e mecanismos de busca faz parte do cardápio mínimo.



O Especifico



Antes de iniciar a atividade em sala certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula.



é importante que as atividades incluam desafios que questionem e ampliem o conhecimento da turma.



Nenhuma das inovações tecnológicas substitue o trabalho clássico na disciplina, centrado na resolução de problemas. Estratégias como cálculo mental, contas com algarismo e criação de gráficos e de figuras geométricas com lápis, borracha, papel, régua, esquadrado e compasso seguem sendo essenciais para o desenvolvimento do ráciocíneo matemático.



Entretanto, saber usar calculadoras e digitar texto conhecer os princípios básicos de panilhas eletrônicas do tipo Excel são hoje demandas sociais. Você deve introduzir esse recurso nas aulas-mas com cuidado de pontuar que eles não fazem mágica alguma. Ao contrário, sua utilidade se aplica apenas a situação específicas.

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