quinta-feira, 25 de junho de 2009

INCLUSÃO DIGITAL
Após a leitura do texto Inclusão Digital, pude refletir sobre a importância do uso de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas nos dias atuais, faz-se necessário para a busca de um desenvolvimento de ensino e aprendizagem mais dinâmico, tendo nas novas relações com o saber e entre formas e conteúdos oportunizados por estes recursos, a possibilidade de compreensão da necessidade do trabalho compartilhado, cooperativo e em rede.
A criança hoje vive num mundo repleto de brinquedos e tecnologias que encantam e fascinam a todos. Os atrativos oferecidos pela mídia despertam os interesses que vão além de freqüentar uma escola. No entanto, essa, muitas vezes não oferece a mesma sedução, o que na maioria dos casos gera desinteresse e falta de motivação pelos estudos, pois para a criança é muito mais interessante brincar a ter que estudar. Embora as pessoas já saibam que a educação é importante para o desenvolvimento humano, fazer com que as crianças entendam isso ainda é um desafio. Acreditamos que a falta de motivação das crianças com os estudos é causada também pelas atrativas e múltiplas possibilidades de tecnologias como o videogame e jogos eletrônicos, que não estão disponíveis na escola. A motivação deve partir do aluno, mas o professor e a escola precisam oferecer subsídios para que isso aconteça. Sendo assim, o lúdico nas atividades escolares pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem, é uma prática que privilegia a aplicação da educação que visa o desenvolvimento pessoal e a atuação cooperativa na sociedade, além de ser também instrumento motivador, atraente e estimulante do processo de construção do conhecimento. O aluno aprende de uma forma prazerosa. Valorizar o lúdico nos processos de aprendizagem significa, entre outras coisas, considerá-lo na perspectiva das crianças. Para elas, apenas o que é lúdico faz sentido.

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