terça-feira, 9 de junho de 2009

Projeto - Araiá da Escola Est. Senador Olegário Pinto

Projeto festa junina
ARAIÁ DA ESCOLA EST. SENADOR OLEGÁRIO PINTO”
Justificativa:
Favorecer a criança quanto à ampliação de seu universo lingüístico, pois a festa junina se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens.Objetivo Específico:Possibilitar a criança conhecer um pouco sobre uma das festas tradicionais do Brasil, seus símbolos, pratos típicos, trajes e danças. Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.Objetivos Gerais:•Incentivar o trabalho cooperativo;•Propiciar as crianças à participação em diversas brincadeiras;•Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho ao homem e a vida do campo;•Conhecer as características da festa;•Conhecer os costumes e valorizar a tradição;•Incentivar a apreciação pelas festas;•Promover festa no C.E.I.•Respeito e valorização da cultura de seu grupo de origem e de outros grupos;Conteúdo:•Poemas, músicas, convites, brincadeiras, teatro, dança de quadrilha, confecções de bandeiras, degustação de pratos típicos, trajes, etc.•Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.Metodologia:•Socialização do tema e do conhecimento que cada criança possui sobre ele;•Letras em caixa alta com nome da festa: qual letra começa, quais as letras que tem, quantas letras tem, qual a última letra do tema, etc.•Ensaio de dança/quadrilha;•Confecção de convites p/festa;•Confecção de balões de papel;•Símbolos, origem da festa; •Cantar e dançar músicas e canções de festa junina;•Brincar de desfile (caracterização de um casal);•Exploração de maquiagem;•Simular, e ensaiar casamento caipira;•Degustação de pratos típicos: Amendoim, milho verde, batata doce, pipoca, pamonha, pé-moleque, etc.•Jogo de bingo;•Receitas com rótulos;•Confecção de decoração;
•Localizar no globo os países que deram origem á festa: França e Portugal;•Localizar no mapa Estado e cidades onde há maior concentração das festas tradicionais;•Brincadeiras de roda;•Enfeites: Tamanho, metros, formas geométricas, quantidade de enfeites;No pátio:•Construir fogueira;•Simular pular fogueira;•Brincar de cabo de guerra; cobra cega, corrida do saco, boliche. Oficinas-
Oficina - Confecção de livro de receitas;
Oficina - Confecção de material de pesca;
Oficina - Confecção de cavalo e vaca, tamanho grande, com suas partes separadas, crina, rabo, patas, olhos, boca, orelhas, chifres. (), para brincadeira no dia da festa.
Oficina - Confecção de pista p/derrubar bonecos; (Jogo). Acerte a boca do palhaço. (jogo)
Oficina - músicas relacionadas a festa junina;
Oficina - Dançar quadrilha
No refeitório: Exposição de docinho p/degustação: beijinho, cajuzinho, pé-moleque, maria - mole.Bolo fubá, cenoura e chocolate, cachorro quente, quentão, canjica.( cada criança trará um pratinho contendo um tipo de docinho)
Recursos: Livro recreio; CD’s, DVD, aparelho de som, papeis diversos, cola, tesoura, caixa de papelão, chapéus, maquiagem, giz cera, tinta guache, sulfit mimeografada, corda, argola, saco estopa, área, anzol, faixa tecido, jogo boliche, dardos de flecha, bolinhas plásticas, forminhas de papel, prendas e brindes, produtos para docinho, pratos típicos,Avaliação:Será observados, o interesse da criança, e sua participação nas atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto e a participação na festa.
Finalização do projeto - Convidar a comunidade para as apresentações de teatro e quadrilha. Haverá também a premiação da garota da pipoca e garoto amendoim. (A aluna e o aluno que vender mais bilhetes serão a vencedora (o)).
Terá barraquinhas com pratos típicos da festa, a arrecadação será revertida para compra de materiais pedagógicos para as oficinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário